A ESCOLA SÓ FAZ SENTIDO COM CRIANÇAS

Tome nota!

Manuais Escolares Gratuitos

 

A partir de 01 de agosto de 2019 é possível realizar a inscrição na plataforma que permitirá a obtenção de Manuais Escolares Gratuitos para os alunos do 1.º ciclo (1.º ao 4.º ano) e do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos).

Os pais ou encarregados de educação terão de indicar e validar o seu NIF (numero de contribuinte).

https://manuaisescolares.pt/#encarregados-de-educacao

 
 

*** *** ***

Sobre o uso de telemóveis em sala de aula
 

O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão aprovou, por unanimidade, na reunião de 27/11/2014, a implementação de medidas restritivas à utilização de telemóveis (extensível a outros equipamentos móveis) em sala de aula e para todos os ciclos de ensino.Com o apoio da Associação de Pais, esta decisão poderá passar, por exemplo, pela obrigatoriedade de deixar estes equipamentos, durante a aula, nos cacifes individuais a que todos os alunos têm direito. Nos eventuais casos em que este procedimento não for possível de ser implementado, todos os equipamentos devem ser entregues aos docentes, no inicio de cada aula.

 

LER MAIS >>

 
Guia Segurança Rodoviária
A GNR de Santa Comba Dão acaba de publicar uma primeira versão de um Guia para Pais e Encarregados de Educação, respondendo sobretudo a questões ligadas à segurança rodoviária.
 
Se surgirem mais questões, o documento atual será oportunamente atualizado com as respetivas respostas.
Esclarecimento da
Polícia de Segurança Pública

O artigo 55.º do Código da Estrada foi alterado com a última revisão legislativa. Fruto dessa alteração, têm sido suscitadas inúmeras dúvidas sobre o "transporte de crianças" nos automóveis, principalmente os ligeiros de passageiros. Considerando a premência de um correto esclarecimento, junto anexamos uma imagem que pretende responder às questões que nos foram feitas. Partilhem por favor e nunca se esqueçam que a segurança das crianças, começa por si. Boa viagem.

*** *** ***

Segurança na Internet
 
GNR  "Escola Segura"

Santa Comba Dão

 

EMAIL: ct.vis.dscd.npe@gnr.pt

TEL: 232 880 260/ 961 195 322

www.gnr.pt

 

Sobre a Segurança na Internet

 

http://www.seguranet.pt/

http://www.internetsegura.pt/

*** *** ***

APAV para Jovens

A Associação Portuguesa de Apoio à Vitima disponibiliza neste website um conjunto de informação sobre tipos de violência - desde a violência no namoro, o bullying, a segurança na escola ou a segurança na internet - bem como esclarecimentos e indicações sobre como agir se for vítima ou testemunhar casos de violência.

http://www.apavparajovens.pt/pt/ 

Notícias

Início ano letivo 2019/20

 

A Associação de Pais deseja a todas as crianças e jovens (e respetivas famílias) um excelente ano letivo, em particular àqueles que hoje iniciam o seu percurso escolar.

Muitos são os desafios que, em conjunto, teremos de enfrentar. Mas devemos encarar a Escola como uma comunidade fundamental à qual todos pertencemos e cujo êxito depende da participação de todos nós.

» A Associação de Pais renova a parceria com a CM de Santa Comba Dão que permite continuar a oferecer no ensino pré-escolar Atividades de Animação e Apoio às Famílias (AAAF) de desporto e de música, e no 1º ciclo as Atividade de Enriquecimento Escolar (AEC) também de desporto e de música - atividades dinamizadas pelo CMAD e pela APDEF.

 

» No 1º ciclo continuará também o projeto “As Emoções vão à Escola” que, abrangendo todas as turmas do 1º ao 4º ano, se traduz em sessões semanais de yoga e de gestão de emoções.

 

» A terapia da fala continua este ano a ser assegurada pela mesma equipa de técnicos e com os custos assumidos pela CM.

 

» No 5º e 6º ano será implementado um projeto inovador para a promoção do sucesso escolar envolvendo a expressão musical e artística no ensino de diversas matérias letivas - uma iniciativa da CM articulada com o Agrupamento de Escolas e dinamizada pelo CMAD.

 

» No ciclo secundário o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão terá, pela primeira vez, o ensino da música em regime articulado ministrado pelo CMAD – continuando o modelo em vigor no 2º e 3º ciclo –permitindo aos alunos inscritos a frequência das turmas regulares.

 

» O transporte escolar passa a ser gratuito em todos os ciclos de ensino – incluindo o secundário, cujo custo é assumido integralmente pela CM. Os horários ainda estão a ser “afinados”…

 

» Ao nível do ensino profissional, o 10º ano arranca com uma turma de Proteção Civil e outra de Restauração.

 

Numa comunidade escolar cada vez mais reduzida não é possível oferecer as opções que satisfaçam todos, mas importa definir estratégias que permitam ir ao encontro da esmagadora maioria e contribuir para a diferenciação positiva do ensino ministrado nas nossas escolas.

 

As condições materiais dos edifícios e equipamentos não podem ser descuradas – independentemente das entidades que assumem responsabilidades formais pelo seu estado e manutenção – garantido o conforto e a segurança para as crianças e jovens, mas também para o pessoal docente e não-docente que as frequentam.

 

Num concelho como o nosso, a Escola é um elemento fundamental para a promoção do desenvolvimento pessoal e social e um fator determinante para o nosso futuro coletivo. Por maioria das razões, os pais e encarregados de educação têm o direito e o dever de participar ativamente na definição deste futuro… que será das crianças e dos jovens.

Nunca será demais lembrar que sem crianças e jovens não haverá Escola!

 

A todos um bom ano letivo!

***

Balanço Tou de Férias
Verão 2019

O programa Tou de Férias resulta de uma parceria promovida pela Associação de Pais com a CM de Santa Comba Dão e a APDEF, iniciada no Verão de 2016.

Depois do financiamento dos almoços para todos os participantes por parte da CM, foi possível alargar progressivamente o programa às crianças do pré-escolar e realizar as atividades para este grupo dos mais novos nos 3 Centros Escolares durante as férias de natal e da páscoa e durante parte das férias de verão, bem como apoiar e incluir crianças abrangidas pela ação social.

 

O resultado está à vista, com um crescente numero de participantes e de inscrições totais na edição deste Verão 2019:

 

1185 inscrições totais ao longo de 11 semanas, das quais cerca de 260 inscrições nos grupos do pré-escolar e 280 inscrições co-financiadas pela CM nos casos de famílias abrangidas pelos apoios de ação social.

 

A oferta de ocupação de férias passou a ser mais abrangente e mais inclusiva, mantendo um elevado nível de qualidade nas actividades promovidas.

 

A todos os profissionais e entidades envolvidas o nosso muito obrigado.

*** *** ***

​​

NOTA DE PESAR

A Associação de Pais expressa os mais sinceros votos de pesar e condolências à família, em particular à filha Maria Gomes.

O Professor Paulo Gomes é o rosto de um projeto maior que o concelho de Santa Comba Dão viu nascer e que lançou raízes em toda a região, marcando de forma indelével a vida de milhares de crianças, jovens e respetivas famílias.

 

Através do ensino da música, o Conservatório de Música e Artes do Dão - projeto idealizado e concretizado em boa parte graças à energia muito pessoal do Professor Paulo - transformou o relacionamento da nossa comunidade com a cultura artística e a relação com a própria Escola que, desde o ensino pré-escolar, passou a integrar no seu currículo o ensino musical de forma estruturada e pensada como um projeto de excelência.

Por tudo isto, a memória do Professor Paulo Gomes perdurará no tempo e nos corações dos seus alunos e de todos os alunos do CMAD.

Importa agora cuidar e estimar este legado ímpar, cujo sucesso futuro será a melhor homenagem que poderemos prestar ao Professor Paulo Gomes.

 
19/08/2019
 
 
*** *** ***
A Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação, realizada ontem, aprovou o Relatório de Contas e de Atividades de 2018 (documento resumo em anexo).

Dos outros assunto debatidos destacam-se os seguintes temas:
- Segurança e controlo no acesso às escolas;
- Serviços de psicologia no acompanhamento de jovens com perturbações comportamentais;
- Comportamentos aditivos e tráfico de estupefacientes junto às escolas;
- Optimização de horários lectivos (e horários de transportes);
- Opções oferecidas pela Escola Secundária na transição para o 10º ano.

» » ver PDF

***

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE SANTA COMBA DÃO
CONVOCATÓRIA - ASSEMBLEIA GERAL

 

Nos termos dos Estatutos da Associação da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santa Comba Dão, convoco a Assembleia Geral para uma reunião a ter lugar no dia 27 de fevereiro de 2019, pelas 18h00, na sede da Associação de Pais, sita na Escola Secundária de Santa Comba Dão, na Av. da Escola Secundária, n. º1 em Sta Comba Dão, com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Apreciação e votação das contas do exercício do ano 2018.

  2. Apresentação do Relatório de Atividades referente ano 2018.

  3. Outros assuntos.

No disposto do art. 17º dos Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santa Comba Dão a Assembleia Geral considera-se legalmente constituída se estiverem presentes, pelo menos, mais de metade dos associados, funcionando meia hora mais tarde com qualquer número de associados.

Santa Comba Dão, 13 de fevereiro de 2019

O Presidente da Assembleia Geral (Hugo Alexandre Marques Martins)

***

Serviços de Psicologia AESCD

A Direção do Agrupamento de Escolas pede para informar os pais e encarregados de educação que voltam a estar disponíveis nas escolas 2 psicólogos que poderão avaliar, atender e acompanhar (de forma gratuita) as crianças e jovens que apresentem dificuldades decorrentes daquela catástrofe.

É uma equipa que tem naturalmente outras situações sob a sua alçada, mas que já no passado ano letivo foi reforçada devido à gravidade e abrangência das consequências psicológicas do incêndio junto dos nossos alunos.

Os psicólogos do Agrupamento (Dra Catarina Gonçalves e Dr João Tiago Ferro) trabalham também em estreita articulação com os serviços de Psicologia do Município e do Centro de Saúde.

Os pais que sintam que os seus educandos precisam de ser avaliados, devem contactar os professores ou a Direção do Agrupamento nesse sentido.

***

Alterações na Direção da Associação de Pais

Em nome da Direção da Associação de Pais quero agradecer ao caríssimo António Amaral todo o apoio e empenho que dedicou a esta Associação ao longo dos últimos 3 anos, desempenhando as funções de Vice-Presidente da Direção.
Deixa o cargo pelo facto de o seu educando ter concluído o ensino secundário em Santa Comba Dão e ingressado no ensino superior.
Esta posição de Vice-Presidente da Direção da Associação de Pais passa a ser ocupada por Fátima Ferreira (até agora vogal); Anabela Mateus passa de suplente a vogal efetiva da direção.
Para o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão entra Carla Coimbra, que na última Assembleia Geral da Associação de Pais foi eleita como suplente para este órgão máximo do Agrupamento – onde os pais e encarregados de educação estão representados com 4 elementos.

Luís Nunes
Presidente da Direção
pais.scd@gmail.com


***

Porque as crianças são o nosso futuro.

O ano letivo 2018/19 regista um conjunto de alterações decorrentes de orientações legais por parte do Ministério da Educação, mas também uma série de iniciativas inovadoras por parte da Câmara Municipal de Santa Comba Dão que visam a promoção do sucesso escolar a partir do primeiro ciclo.

Para além das atividades na área da música e da atividade física que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito das AEC no 1º ciclo e, mais recentemente, também no pré-escolar, este ano letivo regista a introdução de novas atividades no 1º ciclo que visam o desenvolvimento mais consciente e integral das crianças, focando a sua personalidade individual e a construção das suas relações sociais com os outros.

Este projeto foi concebido pela Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas e a Associação de Pais, conta com equipas de técnicos multidisciplinares e irá envolver toda a comunidade escolar. É também neste âmbito que passou a estar inserida a Terapia da Fala para cerca de 40 crianças – promovida pela Associação de Pais desde 2014 (a custas dos respetivos pais) face à parca oferta por parte do Ministério da Educação – e que desde abril de 2018 passou a ser integralmente financiada pela CM.

Acreditamos que a escola deve ser mais do que um mero espaço de transmissão de conhecimento e de aquisição de competências formais. Sobretudo na fase inicial do percurso escolar, a aprendizagem social e a construção das relações com os colegas e com os adultos são determinantes para a formação de bons alunos e - mais importante e duradouro - de boas pessoas.

Acreditamos também que o investimento no desenvolvimento humano é mais importante do que investimento material em equipamentos e infraestruturas - que, no entanto, devem assegurar as condições necessárias ao seu funcionamento adequado, nomeadamente no que diz respeito à segurança e conforto dos seus destinatários.

Porque o mais importante são as crianças. 

***

***
Cursos profissionais 2018/19
Novo curso: Técnico(a) Proteção Civil

O Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão decidiu lançar um novo curso profissional na área da Proteção Civil - Proteção de Pessoas e Bens a partir do próximo ano letivo.

Constituindo-se como uma formação de 3 anos letivos, de nível IV, com uma forte componente prática, este curso visa formar técnicos habilitados para responder às necessidades do setor privado e público. Os alunos que assim o desejarem poderão posteriormente continuar os estudos no ensino superior, tanto ao nível dos CTESP  - cursos com condições de acesso especiais - com ao nível das licenciaturas tradicionais. 

O leque dos cursos profissionais oferecidos em Santa Comba Dão contempla ainda o curso de Restauração - Restaurante e Bar e os cursos profissionais de música, nomeadamente Instrumentistas de Cordas e de Tecla, de Sopro e de Percussão.

Mais informações em sobre os cursos profissionais em Santa Comba Dão  em: https://www.ensinoprofissional.net

***

AG aprova contas de 2017 e elege novos órgãos sociais

A Assembleia Geral reunida no dia 31 de janeiro de 2017 aprovou as contas apresentadas relativamente a 2017 e elegeu os órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santa Comba Dão para o mandato de 2018-2020.

Contando com 5 novos elementos, os novos órgãos sociais contam com pais de todas as escolas do Agrupamento.

»»» Relatório 2017

Agenda

GNR sobre bulling

Os autores de Bullying são responsabilizados pela prática dos crimes, mesmo que sejam menores entre os 12 e os 16 anos.

O Bullying caracteriza-se por atos contínuos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, com o intuito de infligir dor e angústia, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos diretamente contra um outro indíviduo que não é capaz de se defender por si só.

Nas escolas, a maioria dos atos de Bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida. Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Alguns exemplos das técnicas de assédio escolar são:

- Insultar e espalhar rumores negativos sobre a vítima;
- Acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada;
- Ataques físicos repetidos contra a pessoa, sejam físicos ou danificando livros ou material escolar, roupas, etc;
- Rebaixar e desvalorizar a vítima sem qualquer motivo;
- Ameaçar e fomentar o isolamento social da vítima;
- Fazer comentários depreciativos sobre a família, sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida;
- Fazerem-se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto asseguram o controlo em relação à vítima;
- Criar situações em que a vítima passe vergonha na frente de várias pessoas.
Caso não consigas controlar a situação, denuncia à Escola ou ao Núcleo Escola Segura da GNR da tua zona, que irá dar toda a atenção a este problema.

Para os pais...

Sempre que notar alterações no humor do seu filho, abatimento físico e psicológico, impaciência ou ansiedade, piores resultados e desinteresse na escola, queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento, esteja atento…ele pode precisar da sua ajuda!

GNR  "Escola Segura"

Santa Comba Dão

 

EMAIL: ct.vis.dscd.npe@gnr.pt

TEL: 232 880 260/ 961 195 322

www.gnr.pt

Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santa Comba Dão

Contacto Email: pais.scd@gmail.com

  • Ícone de App de Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now