Necessidades Educativas Especiais

 

No concelho de Santa Comba Dão residem, pelo menos, meia centena de crianças com Necessidades Educativas Especiais.

A Associação de Pais e Encarregados decidiu lançar um conjunto de iniciativas que, graças ao apoio e disponibilidade de diversos parceiros, visam mitigar algumas das dificuldades e carências formativas que estas crianças enfrentam.

Hipoterapia
Sete Magníficos a Cavalo

Com o objetivo de enriquecer a aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas Especiais de Santa Comba Dão, começou no dia 3 de Fevereiro a primeira de muitas sessões de Hipoterapia, em Viseu. Este é o resultado duma iniciativa da Associação de Pais de Santa Comba Dão, em parceria com a Associação Hipica e Psicomotora de Viseu (AHPV), o Agrupamento de Escolas (AESCD) e o Município de Santa Comba Dão.

 

As sessões semanais de hipoterapia pretendem proporcionar a um grupo inicial de sete crianças com necessidades especiais uma componente terapeutica que, baseada no contacto direto com cavalos, visa o seu desenvolvimento biopsicossocial e estimular as suas potencialidades individuais.

 

O sorriso daqueles sete magníficos no final da primeira sessão foi o culminar de um processo cheio de emoções e vontades comuns.

 

O Agrupamento de Escolas, que proporcionou o devido enquadramento horário no contexto letivo, disponibiliza uma auxiliar para acompanhar semanalmente este grupo de crianças e jovens a Viseu.

O Município disponibilizou-se a ceder, gratuitamente, o mini autocarro com motorista para assegurar o transporte do grupo.
A Associação de Pais promoveu e articulou toda a iniciativa com os diversos parceiros, celebrando ainda um acordo com a AHPV que permite aos nossos jovens aceder ao serviço de hipoterapia em condições muito vantajosas.

 

A hipoterapia é um método terapêutico e educacional que explora o contacto directo e os diferentes andamentos do cavalo, com o objetivo de promover o desenvolvimento psicossocial das crianças e indivíduos com necessidades educativas especiais.

 

Os benefícios da hipoterapia são visiveis ao nível cognitivo, físico e psicológico: contribui para a estimulação da atenção selectiva e da concentração; permite a tonificação musculo-esquelética, trabalha o equilíbrio, a postura e a respiração; promove o aumento da auto-estima, da confiança, da tolerância à frustração e a diminuição da agressividade.

Terapia da Fala

Desde Maio de 2014 quase 30 crianças de Santa Comba Dão têm sessões individuais de Terapia da Fala, uma vez por semana.

 

Face à indisponibilidade de meios e recursos humanos afectos pelo Ministério de Ciência e Educação às necessidades educativas especiais a Associação de Pais tem vindo a procurar soluções alternativas. Depois de um primeiro protocolo com a APPDA Viseu (2014), a Associação de Pais potenciou a relação privilegiada e direta com terapeutas da fala e os encarregados de educação de crianças com necessidades nesta área.

As sessões de terapia funcionam nas escolas - também durante o período de férias - permitindo uma evolução sem interrupções na aquisição de competências de comunicação destas crianças com necessidades educativas especiais.

Este projeto, da iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santa Comba Dão, mereceu o apoio da Direção do Agrupamento de Escolas, permitindo assim a articulação das sessões de terapia com os horários escolares, justificando eventuais faltas às aulas regulares, bem como a cedência de espaços escolares para a realização destas sessões durante as férias.

Os pais interessados e que ainda não inscreveram os seus filhos neste projecto, poderão fazê-lo contactando a Associação de Pais, ou o Agrupamento de Escolas.

 

Atualmente (2016/17) o custo da mensalidade é de 50 euros (terapia individual 1 vez por semana). 

Projecto
Inclusão pela Arte

“A arte pode mudar a forma como vemos o mundo. Ela não tem o poder, por si só, de modificar a realidade, mas ocupa um lugar neutro que abre espaço para trocas e discussões, promovendo a aprendizagem e a possibilidade de mudar o mundo."

 

Depois de ter sido apresentado na sede dos Escuteiros, no dia 8 de Fevereiro, o projeto Inclusão pela Arte da iniciativa da Associação de Pais, em parceria com a Associação Sempre Sobre Rodas, o Agrupamento de Escolas e o Agrupamento de Escuteiros, foi dado agora o primeiro passo para a sua concretização, reunindo na mesma sala Escuteiros e Meninos e Meninas que nos vão mostrar porque são chamados de ESPECIAIS.

 

Trata-se de criar um grupo artístico mais ou menos homogéneo (constituido por Escuteiros e crianças com Necessidades Educativas Especiais) com o objetivo de mostrar e valorizar as capacidades e competências artísticas destas crianças e jovens do nosso concelho.

 

O projeto vai iniciar-se no dia 26 de Março e contará com o apoio do Município de Santa Comba Dão e a adesão, para já, de cerca de 20 crianças e jovens (entre escuteiros e especiais).

 

 

As inscrições estarão sempre abertas a quem quiser participar.

 

O efeito desse tipo de experiência é o aumento da auto estima, o trabalho em grupo, a sentimento de aceitação e pertença, ou seja, as crianças e jovens passam sentir-se socialmente inclusos. Pela compreensão da arte, os indivíduos tornam-se capazes de desenvolver melhor a sua sensibilidade e criatividade e essa aprendizagem tem um impacto positivo em toda a sua vida.

 

No final desta convivência e partilha promovida pela experiência artística poderão acontecer mudanças de percepção das pessoas, artistas, comunidade, público. Haverá certamente uma mudança na forma de pensar e de agir e, consequentemente, na forma de lidar com a realidade, gerando assim a transformação.

 

A forma calorosa como todos abraçaram este projeto leva-nos a pensar que estamos no caminho certo para atingir o nosso objectivo: fazer estas crianças felizes'. Talvez no final do ano letivo já possamos assistir aos resultados deste projeto num espetáculo artístico.

 

Vamos marcar a diferença.

Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santa Comba Dão

Contacto Email: pais.scd@gmail.com

  • Ícone de App de Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now