
Fevereiro é o mês da Internet +Segura
E os Pais associam-se ao tratamento do tema - dia 11 de fevereiro, às 21:00 horas
O peso da tecnologia na vida e no crescimento das crianças é o tema que abre espaço a várias opiniões e pontos de vista, não deixando de lado o papel dos pais nesta mediação.
Todos nós já colocámos a questão: O que é ser um “bom pai” ou uma “boa mãe” num contexto em que paira o impacto negativo da tecnologia no desenvolvimento?
Esta sessão online - organizada em conjunto com a Guarda Nacional Republicana, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão e a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santa Comba Dão pretende dar algumas dicas de como os pais podem garantir uma estratégia parental equilibrada e positiva, centrada nas mais-valias das tecnologias digitais, minimizando os seus riscos.
Juntem-se ao evento no dia 11-02-2022 às 21:00.
Contamos convosco.
A voz dos pais na educação dos filhos.
Pais, filhos e tecnologia - Sessão online
Sexta-feira, 11 de fevereiro · 21:00 – 22:00
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/sha-cwpc-hhf
Ou ligue: (US) +1 443-671-4946 PIN: 604 358 561#

Dicas & Conselhos para Pais
Para além dos muitos alertas lançados, importa apresentar soluções que melhorem o controlo e a segurança na utilização da internet, nomeadamente por parte dos nossos filhos e educandos.
Como se trata de um tema que não se esgota num determinado mês, a Associação de Pais vai lançar periodicamente um conjunto de recomendações sobre as possíveis práticas nesta matéria. Importa perceber que o nível de controlo depende de inúmeros fatores.
Destacamos desde logo dois: o tipo de equipamento utilizado (computador ou equipamento móvel) e a idade / autonomia dos jovens.
Começamos esta série de recomendações com cinco pontos genéricos que, oportunamente, merecerão desenvolvimento mais específico:
-
No computador do seu filho, assegure um perfil de acesso com privilégios de administração, isto é um perfil para os pais (administradores) e um perfil para os filhos (utilizador normal). Assim será sempre possível ter um nível superior de controlo e supervisão sobre o computador.
-
Assegure que os programas fundamentais estão devidamente atualizados (ex: Sistema Operativo, Programas para aceder à internet - “Browsers”; Programas de Proteção contra Vírus, Firewalls, etc…)
-
Ative as funções de Controlo Parental oferecidas pela maioria dos Programas Antivírus ou pelo próprio Sistema Operativo (ex: Windows Segurança Familiar). Estas funções – automáticas ou personalizadas – protegem e bloqueiam o acesso de menores a conteúdos inadequados, limitam o tempo e horário de utilização do equipamento, etc.
-
Verifique se, ao criar uma conta de e-mail ou um perfil numa rede social, o seu educando menor introduziu a idade correta. Em Portugal, por exemplo, a idade mínima para criar um perfil no Facebook ou abrir uma conta de e-mail no Sapo é de 13 anos (para menores existem serviços de email supervisionados pelos pais). Para além de outras questões, um problema grave que poderá surgir através de uma indicação falsa sobre a idade (por exemplo 18 anos) é a permissão de acesso, com base nestes dados do e-mail, a conteúdos para adultos (pornografia, jogos a dinheiro, etc.).
-
Se pensa que não tem conhecimentos suficientes para poder acompanhar o seu educando neste mundo tecnológico, peça ajuda!
A Associação de Pais, a Escola, os Professores, equipas especializadas da GNR e outros parceiros estão disponíveis para dar o apoio e o aconselhamento necessários.
Contacte-nos: pais.scd@gmail.com
Informação fundamental:
http://www.seguranet.pt/