Dicas & Conselhos para Pais
 

Para além dos muitos alertas lançados, importa apresentar soluções que melhorem o controlo e a segurança na utilização da internet, nomeadamente por parte dos nossos filhos e educandos.

 

Como se trata de um tema que não se esgota num determinado mês, a Associação de Pais vai lançar periodicamente um conjunto de recomendações sobre as possíveis práticas nesta matéria. Importa perceber que o nível de controlo depende de inúmeros fatores.

 

Destacamos desde logo dois: o tipo de equipamento utilizado (computador ou equipamento móvel) e a idade / autonomia dos jovens.
Começamos esta série de recomendações com cinco pontos genéricos que, oportunamente, merecerão desenvolvimento mais específico:

 

  1. No computador do seu filho, assegure um perfil de acesso com privilégios de administração, isto é um perfil para os pais (administradores) e um perfil para os filhos (utilizador normal). Assim será sempre possível ter um nível superior de controlo e supervisão sobre o computador.

  2. Assegure que os programas fundamentais estão devidamente atualizados (ex: Sistema Operativo, Programas para aceder à internet - “Browsers”; Programas de Proteção contra Vírus, Firewalls, etc…)

  3. Ative as funções de Controlo Parental oferecidas pela maioria dos Programas Antivírus ou pelo próprio Sistema Operativo (ex: Windows Segurança Familiar). Estas funções – automáticas ou personalizadas – protegem e bloqueiam o acesso de menores a conteúdos inadequados, limitam o tempo e horário de utilização do equipamento, etc.

  4. Verifique se, ao criar uma conta de e-mail ou um perfil numa rede social, o seu educando menor introduziu a idade correta. Em Portugal, por exemplo, a idade mínima para criar um perfil no Facebook ou abrir uma conta de e-mail no Sapo é de 13 anos (para menores existem serviços de email supervisionados pelos pais). Para além de outras questões, um problema grave que poderá surgir através de uma indicação falsa sobre a idade (por exemplo 18 anos) é a permissão de acesso, com base nestes dados do e-mail, a conteúdos para adultos (pornografia, jogos a dinheiro, etc.).

  5. Se pensa que não tem conhecimentos suficientes para poder acompanhar o seu educando neste mundo tecnológico, peça ajuda! 

 

 

A Associação de Pais, a Escola, os Professores, equipas especializadas da GNR e outros parceiros estão disponíveis para dar o apoio e o aconselhamento necessários.

 

Contacte-nos: pais.scd@gmail.com

 

Informação fundamental:
http://www.seguranet.pt/

http://www.internetsegura.pt/

Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santa Comba Dão

Contacto Email: pais.scd@gmail.com

  • Ícone de App de Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now